principais atividades
1 | Diagnóstico da digitalização do setor
A Atividade 1 marca o arranque do projeto, focando-se numa análise transversal ao nível da maturidade digital do setor, quer a nível nacional, quer internacional, no sentido de diagnosticar e caracterizar, da forma mais exata e assertiva possível, o atual panorama da maturidade digital no setor, principalmente no que se refere à adoção do BIM e das Best Technologies Available. Tal permitirá ainda identificar aquelas que poderão ser perspetivadas como as principais barreiras à adoção das BAT e do BIM pelo setor nacional da construção metálica e mista.
2 | aceleração da digitalização do setor
Se a Atividade 1 se foca no diagnostico da situação atual do setor, a Atividade 2 parte desse ponto para acelerar a transformação digital do mesmo. Assume-se, portanto, que após identificar o nível de maturidade digital do setor e de mapear as principais dificuldades no processo de adoção e endogeneização das BAT e do BIM, se torna preponderante estudar e analisar de que forma os mesmos setores, noutros países, ultrapassaram essas e outras barreiras e conseguiram implementar e disseminar a utilização do BIM. Neste contexto importa, por um lado, reunir representantes de diferentes estádios da cadeia de valor num debate conjunto e alargado sobre essas barreiras à adoção do BIM e das BAT, numa lógica de partilha de desafios, soluções e potenciais contributos para acelerar o processo de digitalização da indústria; por outro lado, importa dotar as próprias PMEs de meios para que possam, a todo e qualquer momento e em virtude das mudanças que elas próprias forem operando, no decurso ou após conclusão do projeto, avaliar qual o real impacto das mesmas na sua maturidade digital e em que estádio se encontram comparativamente ao cenário ideal.
3 | Cooperação tecnológica
A transformação digital das empresas encontra-se intimamente ligada com aquela que pode ser perspetivada como uma das forças motrizes da inovação e do crescimento: a cooperação tecnológica. Neste contexto, apresenta-se como estratégico e até crítico promover um estreitamento da relação de colaboração entre o tecido empresarial e a Academia (universidades, politécnicos, centros de I&D, etc.), potenciando a transferência de know-how e tecnologia da Academia para o tecido empresarial. Por outro lado, a mesma atividade pretende igualmente acelerar e facilitar o acesso das empresas às competências necessárias para levar a cabo a sua transformação digital através do estabelecimento de canais de acesso preferenciais a técnicos altamente qualificados que permitam às empresas colmatar as lacunas internas de qualificação nos domínios relacionados com o BIM e as BAT.
4 | Visibilidade internacional
Sendo amplamente conhecido o reduzido nível de adoção do BIM no mercado nacional, e considerando o impacto que isso possa ter na contratação das PMEs nacionais do setor por players internacionais, torna-se preponderante desenhar um mecanismo que permita, não só comunicar o nível de maturidade digital das PMEs do setor ao mercado internacional, como também credibilizar os esforços que as mesmas têm vindo a fazer e, sobretudo, poderão fazer no futuro com vista a ultrapassar esse gap tecnológico e corresponder às expectativas e requisitos do mercado internacional. A presente atividade foca-se, assim, no desenho de um “selo Internacional” que permita a promoção internacional do nível de maturidade digital de cada empresa, credibilizando a informação que esta disponibiliza aos parceiros relativamente ao seu nível de adoção e competências na área do BIM, atestando que tem os recursos, conhecimentos e capacidades que afirma ter.
5 | Comunicação, Disseminação e gestão do projeto
A presente Atividade foca-se, tal como o seu nome indica, na comunicação e disseminação do projeto, perspetivando para o efeito um conjunto de ações que permitam uma disseminação alargada da relevância do projeto para as PMEs das Zonas Norte e Centro (sobretudo), potenciando o seu envolvimento e mobilizando-as para colaborar ativamente nas iniciativas previstas. No âmbito da presente Atividade serão ainda levados a cabo esforços e recursos no sentido de assegurar uma gestão de proximidade para o projeto, garantindo que o mesmo decorre dentro dos timings, orçamentos e objetivos que lhe servem de base.
morada
Business Center Leonardo Da Vinci, Coimbra iParque Lte 3
3040-540 Antanhol
telefone
+351 239 098 422